Agricultura e filtros de ar: sugestões de manutenção

Blog Image
  • Autor: JLS
  • 18-05-2022

Quando falamos em filtros de ar para tratores e máquinas agrícolas, pensamos em elementos que operam em ambientes com elevadas concentrações de pó e outras substâncias de maior dimensão, pelo que os pré-filtros e filtros devem assegurar alta performance e máxima eficiência.

A utilização de filtros Donaldson garante que o motor está protegido pelo líder mundial em tecnologia de filtração de ar, sem que o motor do seu equipamento perca a garantia do fabricante.

Uma manutenção adequada dos filtros de ar das máquinas agrícolas é a melhor forma de evitar qualquer tipo de contratempo que o impossibilite de realizar o trabalho planeado, causando custos imprevistos e significativos.

Além de que o desgaste ou desajuste de alguns componentes da sua ceifeira-debulhadora ou trator implicará um maior consumo de combustível e poderá colocar em risco a integridade do motor.

 

Papel e manutenção dos filtros de ar

A utilização de pré-filtros ajudará os seus elementos filtrantes a alcançar uma vida útil mais longa. Os pré-filtros são particularmente adequados para utilização no sector agrícola, uma vez que o perigo de elevadas concentrações de pó é agravado pela presença de fibras orgânicas, geralmente sob a forma de "fio". Por este motivo, a Donaldson tem disponíveis diferentes tipos de pré-filtros de ar, incluindo um desenho especial para ceifeiras e máquinas de colheita.

Por outro lado, a utilização de produtos fitossanitários para o tratamento de culturas (fungicidas, pesticidas, inseticidas) expõe os operadores das máquinas a substâncias rotuladas como tóxicas. Os aerossóis de tais produtos têm entre 5 e 15 microns de tamanho, o que demonstra a sua capacidade de serem dispersos na atmosfera.

Os filtros de ar de cabine podem acumular pó, pólen, bactérias e produtos pesticidas, dependendo do tipo e configuração.

Regra geral, para minimizar esta ameaça, encontramos filtros de pólen, filtros impregnados de carvão ativado e filtros de carvão ativado granulado. Estes filtros são compostos por um pré-filtro, que retém partículas maiores, e uma camada de microfibras, para reter partículas mais pequenas. Têm, ainda, um material de suporte para assegurar a estabilidade do elemento filtrante e, dependendo do tipo de filtro, uma camada de material impregnada com carvão ativado ou uma camada extra com carvão ativado granulado, ambos para a absorção de pesticidas. A Mann Filter é uma das referências neste mercado.

O inovador revestimento de micropartículas interrompe o mecanismo de manutenção do equilíbrio iónico das células nocivas e leva à inibição do metabolismo e à morte das células microbianas.

 

Sugestões para uma correta manutenção

  1. Evite limpar os filtros de ar, uma vez que bater ou soprar os filtros pode danificar a matéria filtrante e comprometer o correto desempenho da sua função;
  2. Confie nos indicadores de mudança do filtro e respeite a frequência de troca;
  3. Mantenha o sistema de pré-filtragem limpo.

 

E lembre-se, um pequeno investimento em filtros de qualidade superior para o seu trator ou ceifeira-debulhadora evitará avarias dispendiosas e promove a saúde dos condutores.