AdBlue - benefícios para uma condução mais limpa

Blog Image
  • Autor: JMS
  • 28-04-2022

O AdBlue é um agente de redução de óxidos de azoto (NOx). Um líquido incolor, transparente e de alta pureza para utilização em veículos diesel equipados com tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction). Esta tecnologia requer um fornecimento contínuo de 32,5% de solução de ureia como agente redutor para cumprir as normas Euro 4, Euro 5 e Euro 6.

 

Como surgiu e qual a sua importância?

A necessidade de cumprir com os limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias, levou os fabricantes automóveis a procurar soluções que permitissem reduzir a emissão de gases poluentes e contaminantes.

Face a esta preocupação, surgiu a tecnologia SCR, cujo objetivo é reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto altamente poluentes. Ao injetar-se o líquido AdBlue diretamente no sistema de escape do veículo, é possível alcançar precisamente esse objetivo.

 

Como funciona?

Após a combustão, o líquido Adblue promove uma reação química, cujo resultado é a transformação de parte dos óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio.

O seu consumo irá depender de fatores como o tipo de condução e temperatura do sistema automóvel e ambiente. Apesar de todos os automóveis equipados com Adblue, terem um sistema de aviso no painel de instrumentos, de forma a notificar o condutor quando é necessário recarregar o depósito com este líquido, é importante atestar o depósito antes de efetuar longas viagens. Se o depósito de Adblue estiver vazio, o veículo não irá arrancar.

Em média, um carro consome cerca de 1,5 a 2,5 litros de Adblue por cada 1.000 km e o primeiro alerta para encher o depósito surge aproximadamente 2.500 km antes de se desligar por completo. Se a manutenção não for efetuada, poderão surgir outros alertas, dependendo da distância percorrida e do número de reinicializações realizadas.

 

Síntese de propriedades:

  1. O objetivo da tecnologia SCR é a redução das emissões de NOx geradas durante a combustão;
  2. A tecnologia SCR foi desenvolvida para satisfazer os requisitos de emissões das normas Euro 4, Euro 5 e Euro 6;
  3. Armazenamento, na sua embalagem original, por um máximo 12 meses a partir da data de fabrico, a uma temperatura não superior a 30°C;
  4. AdBlue é transportado no veículo num tanque separado especialmente concebido para este fim, separado do tanque de combustível.

 

O Adblue é de fácil utilização e aplicação e a permite a redução da sua pegada ecológica. Está disponível na EuroFiltros.